O apanhador no campo de centeio

  ”          – Esta queda para a qual você está caminhando é um tipo especial de queda, um tipo horrível. O homem que cai não consegue nem mesmo ouvir ou sentir o baque do seu corpo no fundo. Apenas cai e cai. A coisa toda se aplica aos homens que, num momento ou outro de suas vidas, procuraram alguma coisa que seu próprio meio não lhes podia proporcionar. Ou que pensavam que seu próprio meio não lhes poderia proporcionar. Por isso, abandonam a busca antes mesmo de começá-la de verdade. Tá me entendendo?

            – Sim, senhor.

            – Está mesmo?

            – Estou sim.

            Levantou-se e despejou mais um pouco de bebida no copo. Aí se levantou de novo. Ficou um bocado de tempo sem dizer nada.

            – Não quero te assustar – ele disse – mas vejo você, com toda a clareza, morrendo nobremente, de uma forma ou de outra por uma causa qualquer absolutamente indigna.

            Me olhou de um jeito engraçado.

            – Se eu escrever umas palavras para você, promete que vai ler cuidadosamente? E guardar?

            – Prometo, sim – respondi. E era verdade. Até hoje guardo o papel que ele me deu.

            Foi até a escrivaninha, no outro lado da sala, e escreveu alguma coisa num pedaço de papel, sem se sentar. Aí voltou e se sentou, com o papel na mão.

            – Por estranho que pareça, isso não foi escrito pó um poeta. Foi escrito por um psicanalista chamado Wilhelm Stekel. Aqui está o que ele… Você ainda está me ouvindo?

            – Claro que estou.

            – Aqui está o que ele disse: “A característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa”.

            Inclinou-se e me passou o pedaço de papel. Li imediatamente o que estava escrito, agradeci e tudo, e guardei o papel no bolso.”

Deixe uma Resposta

