Mim, os verbos e eu

A Língua Portuguesa é uma das línguas mais complexas do mundo. É realmente difícil aprender e assimilar todas as regras que a regem, mas como oradores maternos deveremos tentar entende – lá da forma mais intima que conseguirmos. Tendo em vista essa concepção, e outras influências momentâneas, farei um post esclarecedor – espero – sobre um dos erros mais comuns no nosso cotidiano.

Quando estava na quinta série, ou sexta, eu tinha uma professora de Português que toda vez ao ser indagada ‘‘Prof, dá pra mim ir no banheiro?’’, respondia ‘‘Mim não vai a lugar algum’’ e explicava – hoje compreendo – de maneira errônea que não se usa NUNCA MIM antes de verbo. Cresci achando que MIM era uma espécie de inimigo do VERBO, e tenho certeza que muitas pessoas até hoje acham isso. O fato é que mim pode sim vir antes de verbos. Só fui descobrir isso há algum tempo, no ensino médio, com um professor que vale ser citado, Irineu Ferraz – ou Tio Iri, como muitos o chamam.

Sem mais delongas vamos ao ponto. Mim na verdade pode vir antes de verbos o que ele não pode é funcionar como sujeito para verbos, praticar a ação. Mas como descobrir qual a palavra está na função de sujeito? Fácil. Pergunte –  ‘’Que(m) é que……?’’ A resposta será o sujeito.

Ex.:

1)  Era para eu ler o livro.

Verbo: ler. Sujeito: eu.

Quem é que deve ler?

2)  Foi difícil para mim conseguir o emprego. (Conseguir o emprego foi difícil para mim.) Verbo: foi (ser). Sujeito: conseguir o emprego.

Que é que foi díficl?

3)  Custou para mim aceitar o emprego.

Verbo: custou (custar). Sujeito: aceitar o emprego.

Que é que custou?

4)  Isto é para eu fazer.

Verbo: fazer. Sujeito: eu.

Quem é que deve fazer?

5) É mais fácil para mim estudar a lição. ( Estudar a lição é mais fácil para mim.)

Verbo: é (ser). Sujeito: estudar a lição.

Que é que é mais fácil?

MIM NÃO PRATICA AÇÕES, entretanto pode – por vezes – anteceder verbos no infinitivo, cuidado!

Deixe um comentário